Ajude o PAU a crescer. Divulgue no TT!

quarta-feira, 24 de março de 2010

Os irmãos Marx

The Marx Brothers (Os irmãos Marx)

Sempre curti o Gênero da Comédia no Cinema. Além de Chaplin (O mestre) gosto dos Três Patetas, dos atores Marty Feldman, Mel Brooks, Gene Wilder e Steve Martin. Mas Os Irmãos Marx sempre foram meus astros favoritos. Assistir as loucas aventuras de Groucho, Chico Harpo e Zeppo Marx era o meu divertimento na TV nas tardes de sábado. E como o Blog é um local onde se escreve o que a gente mais gosta, escolhi contar um pouco a trajetória destes irmãos malucos.
Os nova-iorquinos Irmãos Marx eram filhos dos imigarntes judeus Minnie Schoenberg, da Alemanha e Samuel "Frenchie" Marx (nascido Simon Marrix), vindo da Alsácia, região da França. Traziam o talento musical desde a infância. Harpo (Adolph Arthur Marx) podia tocar vários instrumentos, inclusive a harpa. Chico (Leonard Marx) foi um excelente pianista e Groucho (Julius Henry Marx) tocava o violão.
Originários do Teatro representando comédias grotescas e sátiras mordazes Os Marx levaram para as telas suas características pessoais: Groucho representava a sociedade burguesa, com roupa e jeito de homem ocupado; Chico personificava o intriguista refinado e atrapalhado; Harpo, sempre mudo (mas ele não era mudo) e com um chapéu-de-coco, dava um show com sua harpa nos filmes que atuou. Zeppo (Herbert Marx), que se retirou em 1933, personificava o bon-vivant
Nos anos 20 os Irmãos Marx se tornaram um dos grupos teatrais favoritos nos Estados Unidos. Com seu aguçado e bizarro senso de humor, satirizaram instituições como a alta sociedade e a hipocrisia humana. Sob a gerência de Chico e a direção criativa de Groucho, o vaudeville dos irmãos os tornou famosos na Broadway.

Filmes com os quatro irmãos:

Humor Risk (provavelmente de 1921), nunca lançado, possivelmente perdido
The Cocoanuts (1929), produzido pela Paramount
Animal Crackers (1930), produzido pela Paramount
The House that Shadows Built (1931), Paramount
Monkey Business (1931), Paramount
Horse Feathers) (1932), Paramount
Duck Soup (Diabo a Quatro) 1933, Paramount.

Filmes somente com Harpo, Chico e Groucho:

A Night at the Opera (1935), MGM
A Day at the Races (1937), MGM
Room Service (1938), RKO
At the Circus (1939), MGM
Go West (1940), MGM
The Big Store (1941), MGM
A Night in Casablanca (1946), United Artists
Love Happy (1949), United Artists
The Story of Mankind (1957)
The Incredible Jewel Robbery - Especial de televisão (1959).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentacomentacomentacomenta!