Ajude o PAU a crescer. Divulgue no TT!

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Origem do 1 de abril – Dia da Mentira


Há muitas explicações para o 1 de abril ter se transformado no Dia das Mentiras ou Dia dos Bobos, brincadeira que surgiu na França. Desde o começo do século XVI, o Ano Novo era festejado no dia 25 de Março, data da chegada da primavera. As festas duravam uma semana e terminavam no dia 1 de abril.
Em 1564, depois da adoção do calendário gregoriano, o rei Carlos IX de França determinou que o ano novo seria comemorado no dia 1 de janeiro. Alguns franceses resistiram à mudança e continuaram a seguir o calendário antigo, onde o ano se iniciaria em 1 de abril. Gozadores passaram então a ridicularizá-los, a enviar presentes esquisitos e convites para festas que não existiam. Essas brincadeiras ficaram conhecidas como plaisanteries.

O dia da mentira costuma ser conhecido como April Fool's (países de língua inglesa) e Day ou Dia dos Tolos (Itália). Na França ele é chamado respectivamente pesce d'aprile e poisson d'avril, (peixe de abril). Uma piada comum é a de pregar um peixe de papelão nas costas da pessoa. A ligação entre os peixes e o dia da mentira não está clara. Alguns acreditam que o peixe representa Jesus Cristo, freqüentemente representado por um peixe nos primeiros tempos da era cristã. Outra curiosidade interessante para destacar é que Napoleão ganhou o apelido de Poisson d'Avril quando casou com Maria Luísa da Áustria, em 1º de abril de 1810

No Brasil, o 1º de abril começou em Minas Gerais, onde circulou o periódico "A Mentira", lançado em 1º de abril de 1848, com a notícia do falecimento de Dom Pedro, desmentida no dia seguinte. "A Mentira" saiu pela última vez em 14 de setembro de 1849, convocando todos os credores para um acerto de contas no dia 1º de abril do ano seguinte, dando como referência um local inexistente.

A revista Isto é, São Paulo, nº 1510, edição de 9 de setembro de 1998, noticiou o falecimento de Maurício Fruet, ex-prefeito de Curitiba e ex-deputado federal. A revista destacava o senso de humor do político "considerado o parlamentar mais brincalhão e espirituoso que passara pela Câmara dos Deputados. Como exemplo, conta que certa vez Fruet convocou uma falsa reunião de todo o secretariado do então governador coberto Requião no dia 1º de abril de 1990 (havia 15 dias que Requião tomara posse). Os Secretários, sem entenderem nada, passaram toda a madrugada no Palácio Iguaçu. De manhã, Fruet fez chegar a informação de que era um trote do Dia da, Mentira."

Um comentário:

  1. Sil, depois vc reclama que eu escrevo pouco... quando eu penso em escrever vc já tem se adiantado! pensei no Stalin, vc mandou. pensei no Pe. Ciço, vc fez. agora o dia da mentira!! eficiência é isso aí!!! nem pense em sair daki... xêro!

    ResponderExcluir

Comentacomentacomentacomenta!