Ajude o PAU a crescer. Divulgue no TT!

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Entre loucos, gavetas e a santa promessa de todo ano...

Há poucos dias estava conversando com uma amiga, aquele tipo de alma querida que “solta” as pérolas certas no momento mais preciso, e ela me disse algo que fez surgir relâmpagos em minha mente. Contou-me que, certa vez, uma pessoa próxima lhe disse existir, dentro de cada um de nós, um louco e algumas gavetas. 

Cada gaveta corresponde a um tipo de sentimento, tal como raiva, alegria, tristeza, desespero, inspiração... Acontece que, de vez em quando, esse louco decide abrir uma das gavetas sem pedir licença e, então, dependendo do seu bom-humor, nos deparamos com grandes ou pequenas doses de emoção.

Isso me fez relembrar muitos momentos nos quais senti que as gavetas do meu coração estavam sendo abertas, não por mim, mas por algo semelhante a uma força maior. Talvez possa ser realmente um louco, um santo, um mágico, ou até mesmo Deusinho como muita gente acredita que seja. O fato é que nem sempre estamos preparados para o turbilhão de sentimentos que, às vezes, se aproxima, mas ele acaba vindo por um motivo forte – seja ele catártico ou simplesmente preventivo.

Não pude deixar de pensar, também, nesses dias de fechamento de ciclo, nos quais se costuma realizar promessas para um ano melhor e diferente. Fazendo uma reflexão, percebo que esse ano foi repleto de gavetas abertas, muitas até saltitantes e com vida própria. O louco se esqueceu trancar com cadeado e elas se abriram nos momentos mais (in)oportunos, trazendo uma euforia, ao mesmo tempo, entusiasmada e esbaforida.

Não foi um ano de quatro estações bem definidas – aliás, estamos começando a nos acostumar com o fato de que sol, frio, folhas caindo e chuva podem coexistir em um prazo de 24 horas. Não houve paz completa, mas guerras avassaladoras que nos fazem querer, cada vez mais, abrir a gaveta da compaixão.

Houve tumultos, medos, preocupações, mas também muita luz, energia e metamorfoses. Foi o ano da mudança – do preparar-se para o novo e encará-lo como parte de nós.

Fico pensando que, ao invés de fazermos promessas muito inovadoras para o ano que vem, talvez possamos nos comprometer apenas em conhecer esse louco responsável por nossas gavetas.

Quem será ele? Que forma desejamos que ele assuma?

Deixaremos que fique no comando ou assumiremos, nós mesmos, o preço de nossas emoções?

O novo ano pode ser a grande chance de conhecer a moradia dessa figura que, por tão louca, se faz capaz de equilibrar corpo e alma em um único ser.

“Mais louco é quem me diz – e não é feliz...”

Tatiana Kielberman - 28/12/2009*
(*apesar de ter escrito esse texto no ano passado, ele continua sendo muito atual!)

8 comentários:

  1. Alguém ponha uma camisa de força em meu louco, pois acho que ele abriu todas minhas gavetas! Xêro!! Vc cada vez melhor, afinal: 'de poeta, médico e louco, cada um tem um pouco.'

    ResponderExcluir
  2. Estrelinha linda

    Se temos um louco dentro de nós, acho que o meu tá bem tranqüilo. Mas tão tranqüilo que nestes dias ele apenas abriu a minha gaveta da Serenidade. E olha, como é bom experimentar este sentimento dentro da gente. Ô, se é bom.....
    Parabéns pelo texto de abertura ao iniciar este ano de 2011.
    Bjusss
    Sil

    ResponderExcluir
  3. Adorei seu texto...todos temos um louco sim!!!!E tantas outras personalidades escondidas... Tbm sou adpta de não pormessas, mas ações e aprovadissimo a de se conhecer com todos habitantes internos junto.
    Feliz Ano Novo!!!!
    Feliz amanhecer!!!

    ResponderExcluir
  4. Querida...

    Que ótimo texto pra primeira segunda-feira de 2011!!

    Eu gosto de viver de uma forma mais serena, com os pés no chão... mas de vez em quando é bom, como diz o Djavan "soltar essa louca, arder de paixão"... rsrs... Tá vendo que em mim até o louco é uma louca e só pensa naquilo, ne?? Aliás, acho que só conhece essa gaveta... da luxúria!! rsrs...

    De vez em quando é bom deixar a vida correr ao sabor do vento, abrir as asas e voar...

    Feliz Ano Novo e que estejamos sempre juntas!!

    Beijos, com amor!!

    ResponderExcluir
  5. Bh, péra um pouco... [plaft,plaft!] Melholou?! Inda não? péra... [plunct, plact, zumm...êpa, solta, esse é o meu!]Ah, pronto: segurei. Aliás, esses pezinhos c\ asas são seus?!

    ResponderExcluir
  6. rsrs...

    Você mora no meu coração, Well...

    Vamos voar por aí?

    ^^

    ResponderExcluir
  7. Aviso: o titular deste blog internou-se expontaneamente p\ penitenciar-se de suas tentações. [schlep! ah!! leptlept!! uh!]
    Sugerimos visitar os 'Penitentes do Kariri' ou acessar outra forma menos bandeirosa de comunicação. [lept, lapt!! uhh!!]

    ResponderExcluir
  8. Oii, após eu ler esse belo texto,percebi que dentro de mim existe essas mesmas "gavetas" e que as vezes eu não sei como controla-las. Estou aprendendo aos poucos rs.

    Gostei daqui!

    Estou ti seguindo

    Bjõ

    ResponderExcluir

Comentacomentacomentacomenta!