Ajude o PAU a crescer. Divulgue no TT!

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Um pouco sobre sinônimos


Hoje venho falar de um tema que passou a me intrigar a partir de uma experiência que vivenciei com a nossa Língua Portuguesa. Costumo dar aulas particulares de Gramática para pessoas de diversas idades e, em uma delas, precisei explicar o significado da palavra “sinônimo”.

A partir da definição da Wikipédia, descobri que “sinônimo é o nome que se dá à palavra que tenha significado idêntico ou muito semelhante à outra.”

Procurei, então, exemplos que representassem didaticamente o que estava tentando explicar. A curiosidade foi que não consegui obter palavras sinônimas que me viessem rapidamente à cabeça. Na hora de explicar os antônimos, tive muito mais facilidade, o que fez surgir um verdadeiro ponto de interrogação dentro de mim: por que é mais fácil encontrar palavras contrárias do que buscar as semelhantes?

Refletindo um pouco a respeito, entendi que no vocabulário (e na vida), há palavras que simplesmente não possuem um sinônimo, pois foram criadas para serem únicas. Por mais que a gente tente encontrar algo similar, nunca será igual.

Assim como as palavras, alguns momentos de nosso percurso também se configuram dessa forma. Há aquele instante incomparável, que você pode tentar reproduzir de mil e uma formas, mas nunca irá te provocar a mesma sensação ou o mesmo sabor. Há pessoas que você conheceu e, por um motivo, precisaram partir, e você pode procurá-las nos mais diversos lugares, mas nunca vai encontrar uma cópia fiel, com as mesmas manias, defeitos e qualidades da primeira.

Talvez seja essa, mesmo, a graça da vida. Porque afinal, nada melhor do que descobrir algo novo a cada nova curva do caminho... ainda mais se for algo completamente diferente do que se presenciou no momento anterior.

7 comentários:

  1. Amei este texto Taty!

    Que comparação perfeita da gramática com a vida!

    Concordo plenamente que ninguém é semelhante a ninguém e nenhum momento é igual ao outro.

    Descobrir algo novo é o que move a minha caminhada!

    Adoro vc!

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Tati
    Concordo com a Paty. O bom da vida é encontrar novas sensações e pessoas para trocar experiências e aprender com elas. Parabéns pelo texto.
    Bjusss
    Sil

    ResponderExcluir
  3. Olá,td bem?
    É sempre bom ter novas experiências pelos caminhos que escolhemos.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Sinônimos de Taty: leveza, candura, poesia, prazer. Adorei o texto. Como diria meus filhos: Tá "irado"! Brigado por nos brindar com palavras refinadas.

    ResponderExcluir
  5. Taty, querida...

    Saber fazer essas conexões não é para qualquer um, não... é preciso muita sensibilidade!!

    A gramática é tão complexa! E, no entanto, não chega nem preto da complexidade que nós mesmos trazemos conosco...

    ^^

    Você é uma dessas pessoas inesquecíveis e insubstituíveis!

    Sou mesmo muito feliz por ter te encontrado...

    ResponderExcluir
  6. Moça,

    Você passou lá em casa... vim visitá-la! Gostei muito, ficarei por aqui, acompanhando-a.

    Sobre o texto acima: moça, moça, há pessoas, há momentos, há palavras, sentimentos compartilhados, vividos, que não possuem par, sequer uma palavra ou alguém para substituir e isso é a perdição (ou ganho?) das nossas almas.

    Obrigada pela visita, volte sempre, será sempre bem-vinda!

    Suzana/LILY

    ResponderExcluir

Comentacomentacomentacomenta!